A revista Estudos de Jornalismo é um periódico científico do Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM com edição semestral. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica no âmbito das Ciências da Comunicação, com especial enfoque no Jornalismo. Aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos.
O objetivo prioritário da Estudos de Jornalismo é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento nas Ciências da Comunicação e do Jornalismo em particular, com especial enfoque para os espaços lusófono e ibero-americano. A revista publica trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês.
A revista Estudos de Jornalismo rege-se pelo padrão de revisão double-blind review, garantindo o anonimato de revisores/as e autores/as durante todo o processo de revisão.
A Estudos de Jornalismo oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Condições de Submissão
Como parte do processo de submissão, os/as autores/as são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/às autores/as.
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve justificar e indicar no momento da submissão;
- O texto não inclui referências aos/às autores/as;
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
- URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis;
- O texto está em espaço duplo; fonte Verdana de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens, gráficos e tabelas estão no corpo do texto, não no final do documento na forma de anexos;
- O texto segue as normas descritas;
- O texto tem título, resumo e palavras-chave em português e inglês (quando a redação do artigo for em espanhol, deve sempre incluir título, resumo e palavras-chave em espanhol, português e inglês);
- Os textos completos devem ser enviados para o seguinte endereço: revistaestudosjornalismo@gmail.com